9 de set. de 2010

Sairé 2010 começa hoje

Sagrado e profano se encontram na Festa do Sairé 2010, em Santarém

Clique aqui e veja programação completa do evento.


Começa na hoje a edição 2010 da tradicional Festa do Sairé da vila balneária de Alter do Chão, destino turístico a 36 km de Santarém, no Pará. O evento, que já tem mais de 300 anos de tradição, é considerado a manifestação religiosa mais antiga no norte do Brasil e um das maiores do Pará.
Nesta colorida festa que o sagrado e o profano se encontram, pelo menos enquanto durar a extensa programação que inclui eventos na Praça do Sairé e no Sairódromo, procissões pelas ruas e até eventos informais nas praias fluviais que, em 2009, foram consideradas pelo jornal britânico 'The Guardian' as melhores de água doce do Brasil.
As comemorações religiosas, que remontam à época em que os índios boraris organizavam rituais de boas-vindas aos colonizadores portugueses, começam com a busca na mata e a decoração de mastros, onde serão colocadas flores, frutas e bebidas. O ato, com valor competitivo entre as equipes masculina e feminina, só é concluído com a derrubada mais rápida de um daqueles troncos, no último dia da festa.
O ritual de abertura é acompanhado também de uma procissão cantada em latim que segue até as margens do rio Tapajós.
No entanto, o momento mais esperado (e profano) de toda a festa é a disputa entre os botos Rosa e Tucuxi, dois grupos folclóricos locais que se apresentam em uma espécie de competição alegórica baseada nos famosos bois Caprichoso e Garantido, de Parintins, no Amazonas.
É na arena montada no centro, conhecida como Sairódromo, que os tons rosa e verde prevalecem na hora de contar a famosa lenda da cabocla seduzida por um boto. Essas são as cores que representam, respectivamente, as duas equipes, que desfilam por quase duas horas com carros alegóricos, fantasias com referências a personagens amazônicos e danças regionais encabeçadas por carimboleiros e seu animado carimbó.
Do site Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário