30 de set. de 2010
Reta final. Vamos acelerar o Pará
Patrimônio cultural foi uma das principais bandeiras e Carlos Martins na ALEPA
Carlos Martins, Nosso Federal 1311, teve papel importante no fomento à cultura paraense na Assembleia Legisltiva do Estado. Foi de autoria do deputado petista diversas leis que transformaram em patrimônio cultural do Estado do Pará elementos que são verdadeiros ícones do povo amazônico.
LEI nº 7.313/2009: Declara como Patrimônio Cultural e Artístico do Estado a Cerâmica Tapajônica. Um dos mais antigos vestígios dos povos pré-históricos da Amazônia.
LEI Nº 7.316/2009: Declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará as Cuias Pintadas de Santarém. As Cuias de Santarém são artesanatos típicos desse município, são produzidas e comercializadas na região, dinamizando a economia local.
Lei nº 7.334/2009: Declara como patrimônio cultural do Estado do Pará a obra musical e literária do Maestro Wilson Fonseca, mais conhecido como Isoca. O projeto tem por objetivo resguardar a integridade e genuinidade da obra musical e literária do Maestro Isoca, incumbindo a Secretaria de Estado de Cultura – SECULT de catalogar o acervo artístico e literário, bem como de instituir mecanismos de conservação e divulgação da obra.
Lei 7.433/2010: Classifica como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará o Brinquedo de Miriti. O artesanato em miriti movimenta a economia do município de Abaetetuba. Considerado símbolo tradicional da festa do círio de Nazaré.
Lei Nº 7.377/2010: Declara como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará a Festa de São Sebastião, do município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. Entre os dias 10 e 20 de janeiro, há mais de cem anos, o povo marajoara realiza um dos eventos mais importantes do calendário cultural paraense, a festa reúne os vaqueiros marajoaras para receber as bênçãos das primeiras chuvas trazidas por São Sebastião, após o verão intenso que castiga os campos e o gado no Marajó.
Lei 7352/2010: institui o pássaro Junino, manifestação artística e cultural tradicional do Pará, patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado. A Lei vai difundir e valorizar esta manifestação única no mundo. O pássaro é a história contada através dos ritos populares de celebração da vida, do amor e da força de um povo.
29 de set. de 2010
Veja o discurso do Nosso Federal em São Sebastião da Boa Vista 3ª Parte
Veja o discurso do Nosso Federal em São Sebastião da Boa Vista 2ª Parte
Veja o discurso do Nosso Federal em São Sebastião da Boa Vista 1ª Parte
Caminhada São Sebastião da Boa Vista 2ª Parte
Nosso Federal em São Sebastião da Boa Vista
28 de set. de 2010
Assista o vídeo abaixo e entenda por que Carlos Martins É o Nosso Federal 1311
23 de set. de 2010
Carlos Martins, uma história política em prol do povo paraense
Como deputado petista na assembleia Leligislativa Carlos Martins foi escolhido, em 2010 pela governadora Ana Júlia Carepa, para ser o vice-líder do Governo naCasa. Seu trabalho e atuação como parlamentar tem sido destaque na luta pelo desenvolvimento regional. Isto se reflete nos projeto que o deputado apresentou no Legislativo paraense e já sancionados pela governadora, assim como aqueles que ainda tramitam na Casa. O deputado também possui um papel importante na articulação pela aprovação dos projetos do Executivo nas Comissões em que atua como membro titular, e também durante a votação em plenário.
Pareceres - Foi o deputado quem emitiu os pareceres favoráveis apresentados pelas Comissões de Constituição e Justiça – CCJ e de Fiscalização Financeira e Orçamentária – CFFO a projetos do Executivo de extrema relevância social. Entre eles os projetos: reestruturação organizacional do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará – IASEP e o Plano de Assistência à Saúde; reestruturação do Conselho Estadual de Saúde – CES; o que permite aos servidores estaduais inativos e pensionistas a contraírem empréstimo consignado junto ao BANPARÀ; e o que de autorizou o Poder Executivo a contratar junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, recursos para a execução do Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Estado do Pará – PRODETUR/PA.
Leis - São de autorias de Carlos Martins os projetos que instituíram como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado: as cuias de Santarém; a cerâmica tapajônica; o Pássaro Junino; a Festa de São Sebastião, do Município Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó; a obra musical e literária do Maestro Wilson Fonseca, mais conhecido como Isoca.
Atendendo a classe estudantil, o deputado propôs a Lei que proíbe o uso de mecanismos que visam impedir o acesso de alunos em estabelecimentos de ensino, sob a alegação de inadimplência. Ele é autor, ainda, da lei que proíbe a atribuição de nomes de autoridades públicas a bens e logradouros públicos.
Educação para todos. Compromisso de Carlos Martins com você!
Agora, Carlos Martins pretende lutar pela educação de qualidade para todos na Câmara Federal, em Brasília. Para isso, ele conta com seu voto. No dia 03 de outubro vá as urnas e para deputado federal vote Carlos Martins 1311 e confirme. O Pará vai ganhar mais um representante que vai contribuir com o desenvolvimento do Estado.
Taxa de desemprego é a menor desde 2002, aponta IBGE
A taxa de desemprego no país foi de 6,7% em agosto deste ano, a menor taxa desde o início da série histórica, em março de 2002.
O índice é menor do que os 6,9% registrados em julho deste ano e do que os 8,1% de agosto de 2009. O dado faz parte da Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a pesquisa, o número de trabalhadores com Carteira de Trabalho assinada no setor privado foi de 10,2 milhões, o que mostra estabilidade em relação a julho e crescimento de 7,2% no ano.
A massa do rendimento médio real habitual dos ocupados chegou a R$ 32,9 bilhões, um aumento de 1,8% em relação a julho deste ano e de 8,8% na comparação com agosto de 2009.
Já o rendimento médio do trabalhador foi de R$ 1.472,10, um aumento de 1,4% ante julho deste ano e de 5,5% em relação a agosto do ano passado.
Ato no Rio: Artistas e intelectuais declaram apoio a Dilma Rousseff
O ato de apoio à candidata Dilma Rousseff organizado pela Secretaria Nacional de Cultura do PT na noite de ontem (21), no Rio de Janeiro, reuniu várias pessoas ligadas à área cultrural para discutir as propostasm da campanha para o setor.
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, coordenador-geral da campanha de Dilma, participou do encontro, juntamente com o coordenador de programa de governo, Alessandro Teixeira.
Durante o evento, artistas e intelectuais apontaram os avanços realizados nos últimos sete anos, como a criação dos Pontos de Cultura e a democratização dos meios de produção artística.
Segundo eles, não houve somente uma integração dos mais pobres desde 2003 ao mercado de consumo e de trabalho, mas ocorreu também uma ampla inclusão cultural, com as pessoas produzindo seus próprios conteúdos.
Dilma tem 49%, e Serra, 28%, aponta pesquisa Datafolha
Margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 49% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva, do PV, tem 13%, segundo o levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
Se a eleição fosse hoje, o índice da candidata do PT seria suficiente para elegê-la presidente no primeiro turno. Segundo o instituto, porém, a diferença de Dilma, para os outros candidatos, diminuiu. Em uma semana, caiu de 12 para 7 pontos.
Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 47% a 51%. Serra pode ter de 26% a 30%, e Marina, de 11% a 15%.
Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) - nenhum atingiu 1% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 3%, e indecisos, 5%.
Foram realizadas 12.294 entrevistas em 444 municípios entre segunda-feira (20) e terça-feira (21). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 31330/2010.
Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na última quinta-feira (16), Dilma aparecia com 51%, Serra, com 27%, e Marina, com 11%.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, Dilma aparece com 55% (de 53% a 57%, considerando a margem de erro), e Serra, com 38% (36% a 40%). Brancos e nulos seriam 5%, e indecisos, 4%.
Avaliação de Lula
Na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 78% o consideraram ótimo ou bom, 17%, regular, e 4%, ruim ou péssimo.
Do g1.com.br
17 de set. de 2010
Lula leva mais de 30 mil a comício na Aldeia Amazônica
A candidata à reeleição enfatizou que o Pará estava feliz por receber o melhor presidente que o Brasil já teve. “Aprendemos que Dom Pedro fez a independência do Brasil, mas Lula representou uma nova independência, reescrevendo a historia ao colocar comida na mesa dos brasileiros, tirando 20 milhões de brasileiros da miséria”, enfatizou.
A candidata também fez um relato dos avanços conquistados por seu governo, como os infocentros que levam internet à população, além do programa Bolsa Trabalho que já incluiu no mercado de trabalho 70 mil jovens.
Foi destaque ainda a construção da Hidrelétrica de Belo Monte que vai deixar 10% da sua geração de energia no estado. Assim como a entrega, depois de 30 anos, das Eclusas de Tucurui, o que representa uma maior logística de integração entre as regiões sul, sudeste do Pará com os portos de exportação de Vila do Conde, Santarém e Belém.
“Já sofri preconceito por ser mulher e do PT. Mas, sou a governadora que está fazendo a maior inclusão social, através do programa de capacitação de jovens, dito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São 70 mil jovens capacitados, 22 mil de carteira assinada, e ainda 42 municípios paraenses com infocentros. Onde, o jovem da Avenida Paulista e o jovem de São João da Ponta têm os mesmos direitos democráticos de acesso a internet”, destacou Ana Júlia.
O presidente Lula foi homenageado com um filme de sua trajetória política no estado. Ana Júlia frisou que: “Assim como meu companheiro Aluisio Mercadante defendeu, eu vou defender o nome do Lula para o prêmio Nobel da Paz”.
Em seu discurso, o presidente disse que faz parte do time na governadora Ana Júlia e do candidato ao senado Paulo Rocha. “Formamos um time que está ao lado de Ana Julia e Paulo Rocha. Fora isso, é como se um técnico convocasse um jogador do time Paysandu para jogar no clube do Remo, ou do Remo para jogar na seleção”, disse o presidente fazendo uma alusão aos times paraense de futebol.
“É importante compreendermos, neste momento, crucial o lado que estamos, e temos mais 14 partidos ao nosso lado. Estamos na hora de juntarmos tudo que pudermos para construir a vitória de Ana Júlia ao governo, Paulo Rocha ao senado e de uma grande bancada de deputados estaduais e deputados federais”, enfatizou Lula.
Lula destaca avanços do governo federal com Ana Júlia
Lula destacou ainda o fato da oposição querer comparar o governo de Ana Júlia com o deles. “Eu desafio a oposição a dizer boa noite mototaxista, esta é a diferença na hora de governar”, disse Lula. Programas federais como o Luz para Todos - que já beneficiou somente no Pará mais de 1,2 bilhão pessoas -, o Bolsa Família - que atingiu 600 mil famílias - , e o Prouni - que possibilitou que mais de 6 mil universitários de Belém e 11,5 mil estudantes em todo o estado tivessem acesso ao ensino superior - foram citados pelo presidente.
Na semana passada, a oposição durante horário eleitoral comparou em forma de chacota a governadora Ana Júlia a uma diarista. “Falta de respeito com uma governadora, não desmereço o trabalho digno de uma diarista. Eu prefiro ser chamado de diarista, a ter que fazer política como eles fazem há quase 500 anos”, disse o presidente.
Lula também deixou claro que assim como ele precisou de um segundo mandato para fazer uma revolução no país, a governadora Ana Júlia vai precisar no Pará. “É uma questão de honrar eleger Ana Júlia para acabar com preconceito contra a mulher. O que está em jogo nessas eleições não é apenas o voto, mas quem a gente quer que governe”, alerta.
A candidata a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, não compareceu ao comício em função de um compromisso na capital paulista. Mas, o presidente Lula enfatizou a confiança de 100% que deposita nela. “Queria pedir ao povo do estado do Pará, vocês que votem em mim e na Dilma, que votem nesta mulher (Ana Julia) para o governo do Pará”, conclamou.
Antes do comício, o presidente Lula esteve no Banco da Amazônia onde anunciou a liberação de investimentos no valor de R$ 19 bilhões para os próximos quatro anos no Pará.
De Belém,
Isa Arnour
Nossa campanha em imagens
16 de set. de 2010
Presidente Lula e a candidata Dilma participam hoje de comício em Belém
Grande comício com Lula, Dilma, Ana Júlia e Paulo Rocha: juntos, em defesa do crescimento do Pará e do Brasil. Vamos aumentar a Onda Vermelha no Pará, vista sua camisa e traga sua bandeira para ver Lula, o Presidente que mais ajudou nosso Estado. Venha conhecer também as novas propostas de Ana Júlia e Dilma para o Pará acelerar e o Brasil
seguir em frente.
Data: 16/09/2010 (Quinta Feira)
Horário:19:00h
Local: Av. Pedro Miranda com Doutor Freitas - Pedreira
CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS E TODAS!
ACELERA PARÁ!!!!!
O presidente e a candidata sobem ao palanque hoje, a partir das 19h, na Pedro Miranda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca em Brasília hoje ao meio-dia em direção ao Pará. Chegando em Belém, segue direto com sua comitiva para a solenidade de assinatura de autorização para publicação de editais para contratação de obras de pavimentação da Transamazônica, que ocorrerá às 15h no auditório do Banco da Amazônia. Com o presidente devem vir a Belém Sérgio Passos, Ministro dos Transportes; Alexandre Padilha, Ministro das Relações Institucionais e Luiz Dulcci, Ministro da Secretaria Geral.
A expectativa é que Lula siga direto do Banco da Amazônia para o comício, que será realizado na avenida Pedro Miranda, a partir das 19h, com a presença confirmada da candidata Dilma Rousseff.
Mais uma vez nosso presidente demonstra o apoio e confiança que sempre teve pela militância petista paraense. Assim como, pela governadora Ana Júlia e nosso futuro senador Paulo Rocha.
15 de set. de 2010
Plenária Carlos Martins
Estiveram presentes ainda a coordenadora da campanha de Carlos Martins e secretária de pesca do Estado, no exercício de suas férias, Socorro Pena, o chefe da Casa Civil Everaldo Martins.
11 de set. de 2010
DILMA, RUMO À VITÓRIA!
Veja intenções de voto à Presidência por sexo e região segundo Datafolha
Foram realizadas 11.660 entrevistas em 414 municípios nos dias 8 e 9.
Uma nova pesquisa Datafolha de intenção de voto para a Presidência da República foi divulgada na sexta-feira (10). Os principais resultados foram publicados no mesmo dia pelo G1. Além dos números gerais, o instituto calculou os percentuais de intenção de voto dos presidenciáveis por segmentos do eleitorado como sexo, regiões do país e estados.
O quadro ao lado mostra o desempenho de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), nas sete últimas pesquisas nacionais do Datafolha. O último levantamento, divulgado na sexta, mostra Dilma com 50%, Serra com 27% e Marina com 11%. Dos demais candidatos, nenhum atingiu 1%. Brancos e nulos somaram 4%, e os indecisos, 6%.
Homens e mulheres
Dilma alcança 54% das intenções de voto dentre os homens, mesmo patamar da pesquisa anterior, contra 26% de Serra e 11% de Marina. No levantamento realizado no início do mês, o tucano tinha 28%, e a candidata do PV, 9%.
Entre as mulheres, a petista passou de 46% para 47% nesta pesquisa. Serra tinha 29% e agora tem 28%. Marina oscilou de 10% para 12%.
Regiões
No Sudeste, a candidata do PT tinha 44% na pesquisa anterior e agora tem 46%. O tucano oscilou de 33% para 29%, e Marina passou de 12% para 13%. No Sul, Serra passou de 31% para 35%, enquanto Dilma oscilou de 44% para 43%. Marina se manteve em 9%.
No Norte/Centro-Oeste, Dilma saiu de 51% e foi para 47%, e Marina passou de 10% para 14%. Serra se manteve em 29%. No Nordeste, a petista oscilou de 61% para 63% nesta pesquisa, enquanto o tucano passou de 20%, no levantamento anterior, para 18%. Marina oscilou de 6% para 8%.
Estados
O Datafolha também verificou o desempenho dos candidatos no DF e em alguns estados. Na comparação das duas últimas pesquisas, os resultados de Dilma, Serra e Marina, respectivamente, foram:
SP - 44%, 36%, 11% (2 e 3.set) - 41%, 35%, 14% (8 e 9.set)
RJ - 46%, 23%, 13% (23 e 24.ago) - 49%, 21%, 16% (8 e 9.set)
MG - 48%, 29%, 10% (23 e 24.ago) - 51%, 24%, 11% (8 e 9.set)
RS - 43%, 39%, 7% (23 e 24.ago) - 43%, 38%, 8% (8 e 9.set)
PR - 43%, 34%, 9% (23 e 24.ago) - 46%, 33%, 8% (8 e 9.set)
BA - 60%, 22%, 7% (23 e 24.ago) - 64%, 18%, 8% (8 e 9.set)
PE - 62%, 21%, 5% (23 e 24.ago) - 67%, 18%, 6% (8 e 9.set)
DF - 44%, 25%, 16% (23 e 24.ago) - 51%, 16%, 24% (8 e 9.set)
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". Foram realizadas 11.660 entrevistas em 414 municípios na quarta-feira (8) e na quinta (9). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 28809/2010.
9 de set. de 2010
Sairé 2010 começa hoje
Clique aqui e veja programação completa do evento.
Começa na hoje a edição 2010 da tradicional Festa do Sairé da vila balneária de Alter do Chão, destino turístico a 36 km de Santarém, no Pará. O evento, que já tem mais de 300 anos de tradição, é considerado a manifestação religiosa mais antiga no norte do Brasil e um das maiores do Pará.
Nesta colorida festa que o sagrado e o profano se encontram, pelo menos enquanto durar a extensa programação que inclui eventos na Praça do Sairé e no Sairódromo, procissões pelas ruas e até eventos informais nas praias fluviais que, em 2009, foram consideradas pelo jornal britânico 'The Guardian' as melhores de água doce do Brasil.
As comemorações religiosas, que remontam à época em que os índios boraris organizavam rituais de boas-vindas aos colonizadores portugueses, começam com a busca na mata e a decoração de mastros, onde serão colocadas flores, frutas e bebidas. O ato, com valor competitivo entre as equipes masculina e feminina, só é concluído com a derrubada mais rápida de um daqueles troncos, no último dia da festa.
O ritual de abertura é acompanhado também de uma procissão cantada em latim que segue até as margens do rio Tapajós.
No entanto, o momento mais esperado (e profano) de toda a festa é a disputa entre os botos Rosa e Tucuxi, dois grupos folclóricos locais que se apresentam em uma espécie de competição alegórica baseada nos famosos bois Caprichoso e Garantido, de Parintins, no Amazonas.
É na arena montada no centro, conhecida como Sairódromo, que os tons rosa e verde prevalecem na hora de contar a famosa lenda da cabocla seduzida por um boto. Essas são as cores que representam, respectivamente, as duas equipes, que desfilam por quase duas horas com carros alegóricos, fantasias com referências a personagens amazônicos e danças regionais encabeçadas por carimboleiros e seu animado carimbó.
6 de set. de 2010
Feira do livro - incentivo à eleitura
Sempre foi notório o poder de transformação que a leitura proporciona à realidade de qualquer ser humano. Saber que o Estado do Pará tem a oportunidade de receber uma feira do porte da Pan-amazônica, que traz à Belém várias oportunidades de conhecimento em diversas áreas, é motivo de alegria para qualquer defensor do desenvolvimento econômico e social do Pará.
Carlos Martins sempre foi um defensor da difusão da leitura e da qualidade na educação pública do Estado. Ele é um incentivador do maior projeto fomentador da leitura na região Oeste do Pará, o Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, realizado há 03 anos na cidade de Santarém. Em sua última edição, o evento recebeu, durante os sete dias de atividade, cerca de 100 mil pessoas.
Nosso candidato acredita que este evento traz à população do Baixo Amazonas aquilo que a capital recebe durante a realização da Feira do Livro. Assim como a Feira do Livro, o Salão também proporciona oficinas, palestras, encontros literários, lançamentos de livros, atividades infantis, exposições, saraus, festival de poesia, fala sério, teatro, música, dança, cinema com acesso gratuito para todas as idades. Dar continuidade, apoio e fomentar novas formas de dar acesso á leitura é um compromisso de Carlos Martins. O governo popular no estado do Pará tem mostrado a que veio, para continuar este trabalho vote Dilma 13, Ana Júlia 13, Paulo Rocha 131 e Carlos Martins Federal 1311.
Carlos Martins é o candidato do povo
CARLOS MARTINS É O NOSSO FEDEREAL